sábado, 14 de março de 2009

TOUR 2008 (Dia 10)

MARRAKECH -> CASABLANCA -> RABAT

Depois de tomarmos o pequeno-almoço no hotel, partimos para mais uma visita a Marrakech, mas desta feita a luz do dia. Como não podia deixar de ser em terras marroquinas, fomos visitar a medina. Para não variar lá tivemos nós direito, a mais um guia feito á pressão, e com a desculpa do costume que está para ali para ajudar, que é nosso amigo, bla bla bla ....e no fim pede-nos dinheiro ! ("mas só o que quisermos dar"- dizem sempre eles ) Mais uma vez, o meu companheiro de viagem. foi levado mais uma vez na conversa destes "artistas" , apesar dos meus constantes avisos! O "esquema" destes, é sempre o mesmo, entrar na medina, e andar as voltas pelas ruas estreitas da , ao mesmo tempo que e contando umas "históriazinhas" sobre Marrocos e a Medina, e depois antes de chegarmos ao ponto de chegada (que neste caso era o mesmo da partida) , pede-nos o guito! Já com este artista despachado , voltamos para o centro de Marrakech. Como ainda tinhamos tempo, fomos dar mais umas voltas, pela praça Jemaa El Fna, e pelas imensas ruas secundárias, cheias de bazares, que a rodeiam. Muitas destas ruas , estão cobertas por uma "especie" de telhado em canas, que servem como proteção ao "abrassador" sol de Marrocos.No principio da tarde, fomos buscar as nossas mochilhas ao hotel e apanhámos o autocarro para a estação de comboio. Eram cerca das 15:00h , quando o nosso comboio partiu com rumo a Casablanca. Uma viagem sem grandes precalços, e que foi passada na sua maioria a dormir. Por volta das 19:00 h, chegavámos ao destino. uma hora que muito pouco recomendada, para chegar a uma cidade marroquina no período do ramadão. A esta hora as ruas estão completamente desertas e os autocarros estão todos parados. Esta é a hora que marca o fim do ramadão, e toda a gente vai comer. Como não havia autocarros para o centro, lá tivemos que apanhar um ("já velho conhecido nosso") - um Petit-táxi! Viagem esta que foi feita, na companhia de dois passageiros "extras" desconhecidos, que o nosso motorista teva a "gentileza" de transportar no "nosso" táxi. Um chamado 2 em 1, dois clientes diferentes, o mesmo táxi ! Como sardinhas em lata ( sim, porque o dos nosso passageiro extras, pessava mais de 100kg " á vontadimha", e ocupava o espaço de dois/três!) , num Fiat Uno e ao som de música marroquina (tipo dance) , fizemos um autêntico rali, pelas estradas desertas de Casablanca, onde os sinais vermelhos, serviam apenas como "elementos decorativos" da estrada! Já fora do táxi, e no suposto centro, tentámos a "sorte" procurar algum "spot" interessante para visitar, mas não encontrámos nada para além da habitual avenida principal com palmeiras e a muralha da medina. Sabíamos que em Casablanca, existe uma mesquita bastante famosa. mas como não tinhamos mapas, e como já estava a anoitecer, e o tempo para o comboio para Rabat não era muito , decidimos não arriscar mais.Fica para uma próxima! Como não poderia deixar de ser, no caminho para a estação fomos "abordados" por uns individuos marroquinos que queriam fazer negócio connosco, de uma forma bastante peculiar: marroquino - "de onde são ? " , Nós - " de Portugal ! " , Marroquino - "chamas-te João ? ", Vieira - "Não! " , Marroquino " João Caralho !", para depois rematar " Não queres nada para fumar ? " , Quando cheira a dinheiro, estes marroquinos são uns verdadeiros poliglotas! (estas também deviam ser as poucos palavras que sabia em portugês). Já com Casablanca para trás, chegámos a Rabat por volta das 21:30h. Uma cidade onde já se uma influência mais europeia, ao não fosse esta a capital do país. Como não poderia deixar de ser fomos visitar o centro da cidade e a medina. Mais uma vez, andamos no meio de ruas cheias de gente, com bancas e mais bancas, cheias de produtos para vender e com música marroquina aos altos berros, como não poderia deixar de ser. Depois disto e como ainda tinhamos muito tempo fomos a uma mistura de arraial/expomadeira (versão marroquina) e demos uma volta pela zona da mesquita e do palácio real. Finalmente, cerca das 2:00h, apanhámos o comboio para Tanger , depois de assistirmos a uma sesão de "abuso de autoridade" de policia de serviço na estação , a um cidadão que aparentemente sofria de problemas mentais. Os bancos do comboio foram a nossa "cama" desta noite ... nada a que já não tivessemos habituados!