terça-feira, 27 de janeiro de 2009

TOUR 2008 (Dia 8)

LONDRES -> MARSELHA

Esta foi mais uma manhã igual as outras. A rotina de quem está a viajar de mochila as costas é quase sempre a mesma, e repete-se quase diáriamente; acordar, tomar o "breakfast" , arrumar as mochilas, deixar o hostel e partir em direcção a estação de autocarros, para apanhar um com destino ao aeroporto. Depois de uma última passagem, pelo centro de Londres, continuamos viagem até o primeiro destino do dia (e o último em terras de sua majestade). Já no aeroporto de Stansted, apanhámos por volta das 12:30 o aviao da Ryanair para Marselha, onde chegámos por volta das 15:35 (horas francesas) . Já fora do aeroporto apanhámos um autocarro, que levou-nos para o centro da cidade. Seguiu-se então a habitual volta pelas ruas e praças principais e pela visita aos principais "spots" desta, dos quaias destacam-se ; o porto , a marina e a Notre Dame de la Garde. Uma igreja localizada no cimo da montanha, e com umas vistas fantásticas, sobre Marselha. Aqui vimos o pôr-do-sol (um dos mais bonitos da nossa viagem), antes de regressarmos ao aeroporto. A visita foi curta, mas mesmo assim deu para ver que Marselha é a tipica cidade mediterrânica, casas de pedra, casas com paredes e tapa-sóis de madeira pintados de cores suaves e com esplanadas para todos os gosto e "carteiras" junto a marina.

Outra das particularidades desta cidade , que reçalta à vista, é a forte presença da comunidade proveniente da região do magrebe, principalmente das antigas colónias francesas em África. Marselha foi o nosso estágio, para o que esperaríamos da nossa próxima paragem, já em território africano. Depois do merecido jantar, na estação de comboios e autocarros, voltámos para o aeroporto. Onde passámos a noite, (mais uma em aeroportos) em tom de brincadadeira, já equacionámos a hipótese de fazer um guia, com os melhores aeroportos para pernoitar. Como Marselha tem dois aeroportos, um para as low-costs e outro para para as companhias de bandeira por assim dizer, fomos dormir para o "nosso" que era o mais pequenos e com menos condições (o das low-costs). Mas como este fechava durante a noite, tivemos que acordar e mudarmos para o principal. O que vale é que os dois ficam encostados um ao lado do outro, o que faz que o percurso entre ambos seja rápido de fazer. Ainda antes desta mudança, tivemos a oportunidade de conheçer uma marroquina que também ia para Fez, (como nós) que teve a amabilidade de ofercermos bolachas de chocolates.